Notícias
Veterinários da Secretaria da Agricultura participam do Terceiro Encontro sobre Raiva em Mato Grosso do Sul
Evento reúne 19 estados e ocorre em Campo Grande
18/09/25
Fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participam do Terceiro Encontro sobre Raiva, em Campo Grande (MS). A ideia é cada um dos 19 estados presentes apresentar seus serviços de programas de controle da raiva herbívora. O evento ocorre até sexta-feira (19/9).
O coordenador do Programa de Controle de Raiva dos Herbívoros no Rio Grande do Sul (PNCRH – RS), Wilson Hoffmeister Júnior, apresentou, nesta quarta-feira (17/9), um mapa de refúgios de morcegos hematófagos no Rio Grande do Sul, que são monitorados constantemente. “A gente mostrou as várias regiões com foco. Até o final de agosto, tínhamos 44 laudos positivos, ou seja, considerados focos. Em setembro ocorreram mais cinco, totalizando, até agora, 49 laudos positivos”, afirmou. “Há lugares com cinco focos dentro de propriedades próximas umas das outras, então é uma área focal”, explicou.
Segundo Hoffmeister, em 2025, foram capturados 2629 morcegos em cerca de 3.500 refúgios cadastrados. “O número de atividades de captura foi 560”, acrescentou.
O médico veterinário contou que a Seapi possui oito equipes trabalhando a campo, distribuídas no Estado. “São médicos veterinários e técnicos, a maioria atuando pelo menos duas semanas por mês, realizando captura de morcegos, coleta de amostras, fazendo o estudo de como pode estar indo a dispersão dessa doença”, disse Hoffmeister.
Participam também do evento os médicos veterinários e fiscais estaduais agropecuários da Seapi Emanoel Kurowski, Filippo Cogo Mendes e Francisco José Otto Coelho.
Texto: Darlene Silveira
Foto: Divulgação/Seapi
Voltar para notícias