Notícias
Veículo pioneiro começará a atuar no RS
07/02/25
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (7) a solenidade de entrega de um caminhão boiadeiro para atuação no programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura. Trata-se de um veículo adaptado para as funções de apreensão de animais sem registro ou em situaçao irregular, especialmente nas regiões de fronteira.
"É um caminhão mais potente, com torque que permite atuar fora de estrada e com carga pesada. Além disso, a carroceria é 100% confeccionada em alumínio, o que permite maior durabilidade e facilita a higienização, aspecto importante em se tratando de sanidade", explica o coordenador do programa Sentinela e diretor adjunto da Seapi, Francisco Nunes Lopes.
O caminhão foi adquirido pelo Fundesa-RS ainda em 2024 e passou por adaptações para o alongamento do chassis e confecção da carroceria, que possui 8 metros de comprimento, 1,9 metro de altura interna e 2,6 metros de largura externa. O custo total da aquisição do caminhão e adaptações foi de R$ 684 mil. A carroceria também é equipada com piso em borrachão, para garantir o bem-estar animal. A capacidade é para 15 a 17 bovinos.
Para o presidente do Fundo, Rogério Kerber, a aquisição e doação do veículo está dentro das diretrizes do Fundesa e promove mais segurança para os rebanhos, com a vigilânia de fronteira. "Buscamos o contínuo fortalecimento do sistema de defesa sanitária naimal para que tenhamos a segurança e proteção das proteínas animais do RS." A doação do caminhão faz parte do plano de ação em Defesa Sanitária Animal do RS, que integra o Acordo de Cooperação entre o Fundo e a Seapi.
Outro convênio
Na mesma data, a Secretaria da Agricultura recebeu duas caminhonetes e dois drones de convênio com o Ministério da Agricultura. O objetivo destes equipamentos é atuar nos Parques da Lagoa do Peixe e do Taim, com o objetivo de fortalecer a vigilância contra a Influenza Aviária, já que esses são dois polos de recepção de aves migratórias.
Texto: Thais D'Avila
Voltar para notícias