Notícias
Supervisões Regionais da Agricultura realizam nova etapa de treinamento de autos de infração
Atividades foram realizadas em Santa Maria e o treinamento ministrado pela UFSM, que desenvolve o novomódulo dentro da PDSA
26/11/25
Pela segunda semana consecutiva, fiscais agropecuários das Supervisões Regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram de capacitações para a utilização do módulo de Autos de Infração dentro da Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA), desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com patrocínio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa). Desta vez o treinamento foi realizado com as regionais de Caxias do Sul, Estrela, Lagoa Vermelha e Pelotas. A meta é de, até o final de 2025, todos os autos de infração emitidos pela Defesa Sanitária Animal da Seapi terem um fluxo 100% digitalizado.
Todas as 15 Supervisões Regionais da Seapi deverão passar pela capacitação. Hoje, a emissão do auto de infração é feita em bloco de papel, que depois é digitalizado para o sistema Proa. A partir da adoção do novo módulo na PDSA, os autos de infração terão um fluxo contínuo e totalmente digitalizado, desde a emissão até as decisões administrativas.
O coordenador do Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac) da UFSM, professor Alencar Machado, destacou a jornada que trouxe a PDSA até ativação da nova funcionalidade. “Este módulo de autos de infração era pra ter saído já em 2023, mas, em função das enchentes e de outras necessidades urgentes como a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) naquele período, conseguimos entregar agora”, lembra.
A Supervisão Regional de Santa Maria vem testando o novo módulo há dois meses, e a supervisora regional Gisane Lanes de Almeida classifica seu uso como libertador. “É uma agilidade enorme para o Serviço Veterinário Oficial, nos libertando do uso do papel e da necessidade do produtor autuado ter que retornar à Inspetoria diversas vezes durante o processo”, enfatizou.
Na próxima semana deverá acontecer um novo treinamento, finalizando o ano com as 15 Supervisões Regionais capacitadas, para que a Seapi encerre o ano de 2025 com as autuações de Defesa Sanitária Animal 100% digitais, do início ao fim. Ao mesmo tempo, será mantido o atendimento para suporte ao produtor nas IDAs, garantindo que todos tenham acesso à nova tecnologia.
FONTE: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi – RS) - por Ana Lúcia Miranda
FOTO: Ana Lúcia Miranda/ Seapi
Voltar para notícias
(51) 4042-1901













