Notícias
Sanidade animal em pauta no Hortigranjeiros
08/08/25
Termina no domingo (10) no Parque de Exposições de Santa Rosa, o 35° Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Com programação diversificada e foco na agricultura familiar, o evento, que começou em 6 de agosto, abordou também temas ligados à sanidade animal e defesa agropecuária.
No primeiro dia do evento, a pesquisadora da Fepagro, Coralia Medeiros, palestrou sobre a estrutura da Defesa Sanitária Animal. Ela apresentou um panorama dos programas sanitários existentes no estado e sua abrangência. Além disso, Coralia explicou o funcionamento da Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA) e o uso da ferramenta nos focos de doenças aviárias no Rio Grande do Sul. Temas como Atividades de Mitigação de Risco e o trabalho do Programa Sentinela na fronteira também foram explicados pela pesquisadora
Já a fiscal estadual agropecuária Janine Marques abordou as doenças de notificação obrigatória, como febre aftosa e influenza aviária. Entre os temas da conversa, os principais sintomas das doenças e a importância da notificação precoce em caso de suspeita. O público, de mais de 70 pessoas, foi composto por produtores da região e técnicos da Seapi e Emater. Os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas apresentados. Entre os principais questionamentos, os aspectos históricos da aftosa no Rio Grande do Sul.
Temas ligados à sanidade vegetal também foram abordados com o engenheiro agrônomo Kleiton Saggin, que falou sobre greening e cadastro para o curso de aplicação de herbicidas hormonais.
As atividades de educação sanitária são realizadas diariamente no espaço da Secretaria da Agricultura, próximo à Hortishow, até o fim da feira.
Texto: Thais D'Avila
Voltar para notícias