Notícias

RS retoma status sanitário livre de Newcastle

25/10/24

O Ministério da Agricultura comunicou esta semana à Organização Mundial de Saúde Animal um informe final sobre o encerramento do foco da Doença de Newcastle no estado do Rio Grande do Sul.

Na mesma ocasião, foi apresentada a autodeclaração, para a recuperação do status de país livre da doença, ou seja, retornar ao status anterior ao foco. Para isso foram realizados todos os procedimentos, incluindo a inserção de sentinelas, todos testados negativos. Com isso, o controle da movimentação de aves na área de 10 km da propriedade foco não estará mais sujeito a restrições, sendo conduzido normalmente pelo Serviço de Veterinário Estadual.

A diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Rosane Collares, afirma que este é o momento esperado desde o início da notificação da enfermidade: a retomada do status sanitário. “A partir do laudo positivo se faz todo o caminho buscando esse momento que a gente está vivendo agora que é a concretização do encerramento junto à Organização Mundial de Saúde Animal para que se volte à condição sanitária anterior. É uma grande expectativa que se tem principalmente para o setor da agricultura que é um setor extremamente importante e relevante para o nosso estado. E nós esperamos que os mercados que ainda não abriram, não retomaram as negociações que socorrem com a maior brevidade possível.”

A OMSA apontou o recebimento da autodeclaração de Livre da DNC e deve atualizar o status a qualquer momento. Acompanhe no link abaixo:

https://wahis.woah.org/#/in-review/5773?fromPage=event-dashboard-url


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag