Notícias

Próximos passos do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa à vista

18/12/25

Foi realizada essa semana a 4ª Reunião Extraordinária do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA).

O objetivo do encontro foi analisar e aprovar a proposta do novo Plano de Ação do PHEFA - Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, que estabelecerá o quadro político e técnico do Programa Hemisférico para o período de 2026 a 2030. A proposta foi elaborada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa em colaboração com um grupo de especialistas da Região, e foi previamente compartilhada e discutida com os chefes dos serviços veterinários nacionais dos países da Região, bem como com organizações envolvidas nesta questão.

O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, acompanhou os debates na reunião, realizada em plataforma virtual, e pontuou os temas mais importantes abordados no encontro. “Sem dúvidas, precisamos ficar atentos à nova fase Plano de Ação 2026-2030 que tem como premissas a vigilância contínua, a resposta rápida, o Serviço de Defesa estruturado e forte e a interação do setor público e privado.” Kerber pontuou ainda que as autoridades sanitárias manifestaram preocupação com a expansão de doenças como Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana no mundo.

O COHEFA é composto por representantes dos setores público e privado das Américas, distribuídos por seis sub-regiões: Amazônia, Andina, Caribe, Cone Sul, Mesoamérica e América do Norte, conforme definido no Programa Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). O Comitê foi criado para assegurar o compromisso político, definir estratégias e linhas de ação e gerenciar os recursos necessários para alcançar os objetivos do Programa.

 

TEXTO: Thais D'Avila


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag