Notícias
Planos para o setor lácteo nos próximos anos
23/10/24
A Aliança Láctea Sul-Brasileira se reuniu na sede da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis, no dia 21, para discutir os desafios e a importância da exportação de leite para aumentar a competitividade da cadeia produtiva.
A Aliança foi criada em 2014 com o objetivo de desenvolver e fomentar a implementação de um plano para harmonizar o ambiente produtivo, industrial e comercial dos três estados da região Sul.
Na ocasião, foi aprovada a adesão do estado do Mato Grosso do Sul ao fórum. A reunião contou com a presença de especialistas do setor lácteo, representantes das Federações de Agricultura dos quatro estados e de indústrias de laticínios. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, também participou do encontro e afirmou que, apesar de não ter tratado diretamente sobre sanidade, foram tratadas importantes questões estruturais da cadeia, importantes para alcançar o mercado internacional.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, afirmou que o país precisa ganhar escala de produção e começar a exportar para se tornar mais competitivo no exterior. “O investimento do produtor é muito alto e já começa pela genética e compra de equipamentos. Então precisamos avaliar os principais gargalos, buscar soluções e abrir mercados para manter o produtor de leite na atividade”.
No encontro também foi divulgado o Plano de Desenvolvimento da Competitividade Global do Leite Sul-Brasileiro. A íntegra você confere clicando no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1MWVKd8WhJJp03pb0PiUbt4Umg9JAQLUJ/view
Texto: Thais D'Avila com informações da CNA
Voltar para notícias