Notícias
Missão à China: agora é aguardar os frutos
01/12/23
*Texto de Thais D'Avila, com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS
A missão gaúcha que esteve ao longo desta semana na China volta para o Brasil com boas expectativas. O objetivo da comitiva, formada por representantes do governo do RS, parlamentares e lideranças do setor de proteína animal foi estreitar os laços com o pais asiático e abrir canais de comercialização para produtos agropecuários.
“O Rio Grande do Sul precisava dar esse passo, após a certificação internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação”, diz o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber. Ele integrou a missão pelo o setor privado, juntamente com representantes dos setores de aves, suínos e bovinos. Segundo Kerber, a aproximação deve promover a continuidade de tratativas para os resultados esperados.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes do RS e conselheiro do Fundesa-RS, Ladislau Böes, parabenizou a iniciativa e todas as pessoas envolvidas na missão. “Tudo o que foi organizado e programado teve os objetivos alcançados. Acreditamos que logo à frente vamos colher bons frutos destas ações”, disse Böes.
Além das reuniões com o departamento de quarentena, onde os técnicos da Secretaria da Agricultura apresentaram as ações de defesa agropecuária realizadas no estado, a delegação esteve presente na Cisce, feira chinesa da cadeia de suprimentos. O Rio Grande do Sul foi o único Estado brasileiro com estande oficial no evento.
No evento, o vice-governador Gabriel Souza, participou do Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento, onde fez um discurso sobre a potencialidade do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis.
Voltar para notícias