Notícias
Fundesa-RS investe quase R$ 600 mil em revitalização de prédio histórico
10/10/25
A sede restaurada da Supervisão Regional e da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Santa Rosa foi inaugurada nesta sexta-feira (10). O prédio centenário, o mais antigo do município, passou por um amplo processo de restauração. O investimento foi de R$ 598 mil, viabilizado por meio de parceria com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa-RS).
Iniciada em março deste ano, a obra devolveu condições adequadas de trabalho à equipe técnica e modernizou a infraestrutura de atendimento aos produtores rurais da região. Além da Supervisão Regional, o espaço abriga a Inspetoria de Defesa Agropecuária, responsável por ações de vigilância sanitária animal e vegetal.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou a relevância da entrega e o simbolismo da preservação do patrimônio. “Este é um momento importante para a região e para a Secretaria, pois alia a valorização histórica à melhoria das condições de trabalho e do serviço prestado ao produtor”, afirmou.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, ressaltou que a reforma representa um reforço direto ao setor produtivo. “A reinauguração é significativa porque se trata de uma região que se destaca pela bacia leiteira e a suinocultura, com importante presença no mercado externo. Manter a sanidade animal é uma responsabilidade de todos. A interação com o Serviço Veterinário Oficial (SVO) e a agilidade das notificações se constituem como um diferencial da sanidade animal”, destacou Kerber. Kerber pontuou que todas as agroindústrias da região de Santa Rosa estão habilitadas para exportações.
Para a diretora do Departamento de Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Rosane Collares, a modernização reforça o compromisso do Estado com a sanidade animal. “Eventos como os focos de gripe aviária deste ano e de 2024 mostraram a eficiência da nossa equipe. Ter uma estrutura adequada fortalece a manutenção do status sanitário e garante a excelência dos serviços prestados”, salientou Rosane. , O supervisor Regional de Santa Rosa, João Artur Schwerz, reconheceu que a reforma "revitalizou não do um imóvel, mas o ânimo dos servidores, da equipe técnica e trouxe melhores condições para atender os produtores desta região tão import para o agro gaúcho".
A reforma fortalece o atendimento aos produtores rurais e contribui para o desenvolvimento do agronegócio local. A Supervisão Regional de Santa Rosa é considerada uma das mais importantes do Estado, devido ao volume expressivo de produção de proteína animal e grãos, e devido à fronteira com a Argentina.
Patrimônio preservado
A casa, que já sediou o Escritório de Divisão de Terras e uma unidade do Exército no início dos anos 1900, apresentava sérios desgastes estruturais e precariedade nas instalações elétricas. O projeto de revitalização, executado por meio de acordo de cooperação entre a Seapi e o Fundesa, contemplou a recuperação das paredes de madeira, atualização das redes elétrica e hidráulica, reforma do telhado e pintura completa.
O engenheiro contratado para a obra, Fernando Gruber, diz que a realização da obra foi desafiadora pelos aspectos históricos. "Fizemos o possível para manter as características originais do prédio mas trazendo reforços estruturais importantes, com tecnologias que não existiam na época da construção do prédio", afirmou.
O evento contou com a presença de prefeitos da região, lideranças do setor produtivo e representantes de agroindústrias. A solenidade teve ainda a presença de ex- supervisores regionais que fizeram parte da história do prédio e servidores ativos e aposentados da Seapi.
Texto: Thais D'Avila e Ascom Seapi
Crédito da foto: Thais D'Avila
Voltar para notícias