Notícias

Fundesa presente nas atividades da Abertura da Colheita do Arroz

21/02/25

A Abertura da Colheita do Arroz, realizada esta semana em Capão do Leão, contemplou diferentes assuntos relacionados ao agronegócio gaúcho. No evento, aconteceu o Seminário Duas Safras, teve como tema a “Intensificação Produtiva no Pampa” e contou com duas palestras “Semeando o Futuro: Inovando no Manejo de Solo e Cultivando Renda no Pampa” e “Intensificação da Pecuária a Pasto Como Estratégia Para Sustentabilidade dos Sistemas de Produção no Pampa".

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, falou na abertura do Seminário e destacou a importância de aumentar a produção de milho no estado, especialmente para a cadeia de proteína animal. “A exemplo do que aconteceu em 2024, neste ano o Rio Grande do Sul precisará importar 2,8 milhões de toneladas de milho. Isso representa mais de R$ 3 bilhões que deixam de circular no estado.”

Outro assunto de interesse para o fundo, que teve palco de debate na Abertura da Colheita do Arroz, foi a rastreabilidade na pecuária. O tema foi discutido na Arena Pecuária, organizada pelo Universo Pecuária e pelo Instituto Desenvolve Pecuária e foi destinada à troca de conhecimento sobre a pecuária de corte e a cadeia da carne.

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Rosane Collares, participou do debate.
“Nós entendemos que a rastreabilidade, a identificação individual de bovinos, é uma modernização da nossa pecuária, nos trazendo acessos aos mercados mais exigentes. Então, estamos em pleno projeto de implantação, não só nós, mas todo o Brasil, já que o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos foi lançado pelo governo federal em dezembro de 2024”, destaca a diretora Rosane Collares.

A implementação do Plano será gradual e ocorrerá ao longo dos próximos anos. Até 2026 será construída a base de dados nacional. Entre 2027 e 2029, terá início a identificação individual dos animais, com a previsão de atingir todo o rebanho até 2032.

Texto: Thais D'Avila com informações de assessoria

Foto: Jô Folha


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag