Notícias
Conselhos debatem renovação de seguro da pecuária
02/04/25
O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS realizou, na manhã desta quarta-feira, reunião conjunta dos Conselhos Técnicos Operacionais da Pecuária de Corte e da Pecuária Leiteira. O encontro foi realizado na sede da Farsul.
Uma das pautas foi a renovação do seguro da pecuária de corte gaúcha para a febre aftosa. Em vigor desde 2024, a apólice vencerá em breve e foram debatidas as condições para a eventual negociação de renovação. Atualmente, o seguro da pecuária de corte do estado está a cargo da seguradora Swiss Re e é uma iniciativa inédita e sem outra similar no país. Houve também a discussão e aprovação da inclusão da pecuária leiteira no processo.
Desde a primeira contratação, o sistema de defesa sanitária animal do estado melhorou ainda mais, por isso, o fundo estará aberto para novas propostas de outras seguradoras que compreendam o nível da defesa agropecuária do Rio Grande do Sul.
Nova presidência do CTO da Pecuária de Corte
Durante a reunião foi realizada a eleição para a presidência do Conselho Técnico Operacional da Pecuária de Corte. Foi eleito o representante da Farsul, Pedro Píffero, em substituição a Luiz Alberto Pitta Pinheiro. Como vice-presidente do colegiado foi escolhido Fernando Groff, da Secretaria da Agricultura. Para Píffero, entre os desafios para os próximos dois anos estão os debates sobre a rastreabilidade e a intensificação da participação dos produtores nas discussões.
Texto: Thais D'Avila
Voltar para notícias