Notícias
Conselho Técnico da Pecuária Leiteira tem nova presidência
19/03/25
O Conselho Técnico Operacional da Pecuária Leiteira do Fundesa-RS elegeu essa semana seu novo comando para o próximo biênio. O presidente da Febrac e da Gadolando, Marcos Tang assume a presidência, apoiado pela coordenadora do Programa de Tuberculose e Brucelose na Secretaria da Agricultura, Ana Cláudia Groff, na vice-presidência.
Tang sucede Rodrigo Rizzo, da Farsul, que permaneceu no cargo por dois anos. Rizzo destaca os desafios enfrentados em sua gestão, incluindo o ano atípico de 2024 em função da enchente que afetou diretamente a bacia leiteira do Rio Grande do Sul. “Mesmo assim mantivemos, com alguns avanços, o status sanitário do rebanho leiteiro do estado.”
Já o novo presidente, Marcos Tang, aponta o papel importante do Conselho Técnico como validador das propostas para avançar na sanidade animal do estado. “Ninguém quer ter problemas sanitários em sua propriedade, mas se tiver, que que eliminar rapidamente e evitar que se propague. E o Fundesa é de extrema importância para dar mais segurança ao produtor e mantê-lo na atividade”, destacou. Para Tang, é uma honra e um grande compromisso ter sido escolhido para o cargo de presidente do CTO.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, agradeceu a atuação de Rodrigo Rizzo no cargo e desejou sucesso ao novo presidente Marcos Tang. “A presidência de um CTO exige atenção e diplomacia. É uma difícil tarefa que envolve coordenar atividades e atender as demandas, mantendo uma boa gestão técnica e administrativa.”
Na reunião foi aprovada a nova tabela de indenizações da pecuária leiteira, de acordo com o reajuste da UPF, de 4,71% em relação ao exercício anterior. O novo valor passará pela aprovação do Conselho Deliberativo na Assembleia Geral Ordinária de 15 de abril.
Veja no link abaixo os valores atuais da tabela de indenizações.
https://fundesa.com.br/_files/pasta/1/623b808396e5f.pdf
Sobre os Conselhos Técnicos Operacionais
O Fundesa possui quatro Conselhos Técnicos Operacionais do Fundesa, um de cada cadeia que integra o fundo. Os CTOs são grupos formados por representantes das quatro cadeias produtivas, incluindo técnicos do Ministério e da Secretaria da Agricultura. Têm papel importante no desenvolvimento e na defesa sanitária animal no estado e são responsáveis por propor ações e estratégias voltadas para a sanidade animal. As propostas elaboradas pelos CTOs são analisadas e votadas pelo Conselho Deliberativo do Fundesa.
Voltar para notícias