Notícias

Casos de gripe aviária avançam na Europa; saiba onde

Países do continente confirmaram focos recentes da doença e decretaram medidas de contenção

23/10/25

A Europa enfrenta um aumento nos casos de influenza aviária altamente patogênica (H5N1), cenário comum nesta época do ano. O fator é geralmente associado às mudanças climáticas, migração de aves ou práticas de produção avícola, que podem aumentar o risco nas granjas.

A propagação da doença, no entanto, preocupa governos e indústria de países como Holanda e Eslováquia, que registraram casos de gripe aviária nesta semana.

 

Aves abatidas na Holanda

O governo holandês anunciou, nesta quarta-feira (22), que cerca de 161 mil frangos serão abatidos em uma granja no centro-leste do país, após a confirmação de gripe aviária. Além disso, foi decretada a proibição do transporte de aves e produtos avícolas em um raio de 10 km, o que afeta 26 propriedades rurais.

Vale ressaltar que o Ministério da Agricultura da Holanda já havia determinado, na semana passada, que todas as granjas mantivessem as aves confinadas. As exposições de animais também foram proibidas como forma de conter o avanço da doença.

 

Surto confirmado na Eslováquia

O surto de gripe aviária na Eslováquia foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em uma granja de aves no norte do país.

Conforme autoridades eslovacas citadas pela organização, a doença matou 27 aves em uma fazenda com galinhas, gansos e patos. A propriedade fica próxima à fronteira com a Polônia. O restante do plantel, composto por 197 aves, foi abatido.

 

FONTE: Canal Rural

FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag