Notícias
Busca pela Certificação em Bem-Estar Único cresce 220% em menos de dois anos
Selo de bem-estar animal que chancela a produção de proteína no Brasil vem sendo cada vez mais requisitado e impulsiona a produção das propriedades que o conquistam
02/09/24
Apresentada ao mercado no final de 2022 pela MSD Saúde Animal, a Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar está sendo cada vez mais solicitada pelas propriedades agropecuárias. Dados da biofarmacêutica, responsável pelo desenvolvimento do selo, mostram que a procura aumentou em 220% em menos de dois anos. Hoje, já são 11 propriedades certificadas, entre granjas, fazendas e frigoríficos, e 15 estão com o processo de conquista em andamento.
Com auditoria feita pela QIMA/WQS, certificadora internacional que já é usada como referência no mercado agrícola, indústria e varejo de alimentos no Brasil, a certificação traz às propriedades comprovações de que seguem perfis modernos, sustentáveis e alinhados às demandas dos consumidores e às exigências do mercado internacional. Para a Schoeler Agro, um dos cinco maiores produtores de suínos independentes do país, ter o selo reforça a sinergia de boas práticas de bem-estar animal, cuidado com o meio ambiente e atenção à qualidade de vida das pessoas.
“Foram 10 meses de adequações, em especial na parte documental e treinamentos. O processo de conquista já foi enriquecedor, com conhecimento profundo de normativas e procedimentos. Com os processos bem desenhados e claros, honramos, inclusive, o trabalho das equipes da granja”, diz Lilian Schoeler, diretora administrativa da Schoeler Agro.
Paulo Giehl, gerente comercial da Schoeler Agro, complementa que o selo trouxe benefícios e boas expectativas: “Esperamos novos clientes em potencial, como redes de supermercados e frigoríficos que exportam. Trabalhamos para sermos reconhecidos como uma empresa que cuida de seus animais e prioriza a qualidade, e isso já está acontecendo, especialmente com o reforço do selo. Já notamos diferença na percepção dos clientes, que reconhecem e elogiam a certificação e, da nossa parte, recebem animais com mais qualidade. Além disso, esperamos uma valorização no preço no decorrer do tempo, pois o selo poderá facilitar a negociação”.
Quem também destaca a importância da conquista da certificação é Erivelton Schinermann, gerente de produção. “Conseguimos motivar ainda mais as equipes, que realmente compraram a ideia de seguir à risca os protocolos, o que acaba se tornando uma cultura dentro da empresa. Muita coisa já era feita, porém informalmente. E hoje, com o selo, tudo é formalizado e transparente a todos.”
Quanto aos resultados, Erivelton pontua que, com os procedimentos ajustados, os animais estão mais tranquilos e têm menor nível de mortalidade. “A saúde dos animais melhorou, estão menos estressados e mais produtivos. Também tivemos diminuição de perdas ao parto e melhoria na formação mamária e produção de leite”, diz.
A Schoeler Agro ainda conquistou um manejo mais seguro e calmo. “Com os animais mais tranquilos, temos colaboradores menos estressados nos manejos, além de conseguirem realizar embarques e transferências de forma mais rápida”, ressalta o gestor de produção da empresa.
O selo
A Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar, que integra o renomado programa de bem-estar animal da MSD Saúde Animal, o Criando Conexões Multiespécies, diferencia-se por respeitar a individualidade e particularidade de cada sistema de produção, com o objetivo de oferecer melhores práticas e condições de adequação aos animais frente aos desafios diários. Ela pode ser requisitada por propriedades de suínos, bovinos e aves, incluindo os frigoríficos que queiram melhorar seu sistema produtivo e se tornar parceiro estratégico da MSD Saúde Animal.
“O objetivo é garantir uma vida digna de ser vivida aos animais e às pessoas, bem como melhorar a sustentabilidade de todo o sistema produtivo, fornecendo um alimento ético para a sociedade. Com um processo robusto, sólido e transparente, é possível melhorar a comunicação com consumidores nacionais e internacionais, afinal, nosso intuito é desenvolver soluções de valor para apoiar o sucesso do setor. O certificado apoia a imagem da cadeia produtiva brasileira, auxilia o acesso a novos mercados e facilita tomadas de decisões”, afirma Filipe Dalla Costa, coordenador de Bem-Estar Animal para monogástricos da MSD Saúde Animal e um dos responsáveis pela certificação.
Para a conquista do selo, são mais de 150 critérios de avaliação, para toda a cadeia, sustentados por uma base científica. Na questão animal, são avaliados critérios de bem-estar animal dentro do modelo dos “Cinco Domínios” do bem-estar animal, proposto pelo pesquisador Donald Mellor, a fim de garantir fornecimento de água e alimento em quantidade e qualidade adequadas, sem disputas entre os indivíduos, com o correto conforto e ambiência, além de manter os animais saudáveis e estimular comportamentos inatos de cada espécie.
Na avaliação do selo, há ainda itens de gestão da propriedade, gestão ambiental, instalações rurais, social e RH, identificação e capacitações. Para conquistar a certificação, todos os critérios envolvidos são auditados. No entanto, profissionais da MSD Saúde Animal fazem uma avaliação inicial e, a partir de relatórios e dados, indicam os pontos de melhoria, desenhando um plano de ação até a etapa da auditoria.
“Nós, da QIMA/WQS, como empresa certificadora escolhida para realizar essas auditorias, estamos muito felizes com essa parceria. Acreditamos fielmente que o bem-estar dos animais de produção impacta diretamente nos resultados, melhorando não só as condições de vida/abate dos animais, como também dos colaboradores que lidam diretamente com eles. Os protocolos desenvolvidos pela MSD Saúde Animal trazem pontos relevantes de bem-estar animal baseados em requisitos nacionais e internacionais, garantido ao consumidor final um produto com qualidade ética”, pontua Roberta Cunha, gerente técnica da QIMA/WQS.
Sobre a MSD Saúde Animal
Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, produtores, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Fonte: Thais Campos - FSB
Voltar para notícias