Notícias

Agência do Paraná vem ao estado conhecer o Programa Sentinela

08/08/25

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) estão no Rio Grande do Sul nesta semana para conhecer o Programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Nesta sexta-feira (8/8) estão em Santa Rosa, mas o roteiro começou na terça-feira (5/8), na sede da Secretaria, em Porto Alegre, conhecendo o funcionamento do programa. E na quarta-feira (6/8) foram para Santana do Livramento acompanhar uma equipe do Sentinela em operações de rotina.

“A visita dos colegas da Adapar para conhecer o Programa Sentinela é motivo de grande orgulho para o nosso estado. O Sentinela nasceu de um esforço conjunto, iniciado em 2020, para fortalecer a fiscalização sanitária nas fronteiras com Argentina e Uruguai, especialmente no contexto da retirada da vacinação contra a febre aftosa. Tornou-se uma referência nacional graças ao comprometimento das nossas equipes e à visão estratégica da Seapi”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Animal da Seapi, Francisco Lopes. Segundo ele, esta troca de experiências fortalece ainda mais a defesa sanitária no país e reforça o protagonismo do Rio Grande do Sul na abertura de mercados e na proteção do nosso status sanitário.

Maira Polatti Tomaz Sypniewski, chefe de Divisão do Controle e Rastreabilidade Animal da Adapar, afirma que a Agência vem buscando constantemente inovar e aprimorar os processos de fiscalização do trânsito animal em todo o Paraná. "Por isso, viemos até o Rio Grande do Sul para entender como funciona o controle em regiões de fronteira e avaliar como essa experiência pode contribuir com o nosso trabalho". A equipe retorna amanhã para o Paraná.

Programa Sentinela
De junho de 2020, quando foi lançado o piloto do programa, até março de 2025, equipes do Sentinela já percorreram 224,51 mil quilômetros, fiscalizaram 1011 propriedades, 6353 veículos e realizaram 12 mil ações de educação sanitária. O programa tem área de abrangência de 1.200 quilômetros de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina, com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças.

Texto: Maria Alice Lussani/ Ascom Seapi
Foto: Divulgação/ Seapi


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag