Notícias

Sanidade suína na pauta

23/11/18

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS recebeu nesta semana a visita do professor da Faculdade de Veterinária da Universidade da República do Uruguai, Gustavo Castro. Ele atua no departamento de suínos e veio ao Rio Grande do Sul participar, como convidado, do evento Swine Day, na UFGRS. Também se reuniu com os integrantes do Comitê Estadual de Sanidade da Suinocultura e do Conselho Técnico Operacional da Suinocultura do Fundesa.

O presidente do Fundo, Rogério Kerber, apresentou informações sobre o funcionamento da entidade e como ela é organizada, contemplando as quatro principais cadeias produtivas do setor de proteínas (aves, suínos, pecuária de corte e pecuária leiteira). “Trabalhamos com o foco na prevenção, capacitando o serviço veterinário oficial e oferecendo informações para conscientizar o produtor da sua importância no processo de defesa”, explicou Kerber. Castro ficou impressionado com o sistema adotado no Rio Grande do Sul. “É bárbaro. Não temos nada parecido no Uruguai, ainda mais abrangendo todas as cadeias”, destacou.

Durante a conversa, que contou com a presença do coordenador do Comitê Estadual de Sanidade da Suinocultura, David Barcellos, da coordenadora do Programa de Sanidade Suídea do RS, Juliane Webster Galvani e da consultora do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS, Ildara Vargas, foi levantada a importância de trabalhar no intercâmbio de informações entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. “As doenças não respeitam fronteiras. Precisamos estar atentos e trabalhar em conjunto”, disse o coordenador do Comitê.

Intercâmbio acadêmico

Na tarde de quarta-feira, a Faculdade de Veterinária da Ufrgs sediou a reunião do Comitê Estadual de Sanidade da Suinocultura e Conselho Técnico Operacional da Suinocultura do Fundesa. O professor uruguaio Gustavo Castro participou do evento, apresentando um relato sobre o sistema produtivo de suínos do Uruguai e as medidas adotadas após o surgimento dos focos de PRRS no país vizinho.

O coordenador do departamento de suínos da Ufrgs, Fernando Bortolozzo fez uma apresentação sobre o trabalho da unidade. Foi discutido o Intercâmbio de informações e a aproximação entre as universidades.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Sicadergs
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs
    • Sindicarnes