Notícias

Rússia anuncia progresso no desenvolvimento de vacina contra a PSA

Em novembro de 2021, a vice-primeira-ministra da Rússia, Victoria Abramchenko, instruiu o Ministério da Ciência e Educação da Rússia a começar a usar a vacina russa contra a PSA até 2024

26/01/22

As autoridades russas manifestaram-se otimistas quanto ao desenvolvimento de vacina contra a Peste Suína Africana (PSA). Segundo um responsável, o processo entrou na fase de seleção da opção mais promissora. Maxim Uvaidov, vice do Ministério da Agricultura russo, falou sobre o desenvolvimento da vacina.

Uvaidov informou que os cientistas russos agora precisam selecionar uma vacina com a menor “reatogenicidade”, que se refere à propriedade de uma vacina de poder produzir reações adversas comuns, bem como a melhor estabilidade imunobiológica e proteção contra o vírus.

Em novembro de 2021, a vice-primeira-ministra da Rússia, Victoria Abramchenko, instruiu o Ministério da Ciência e Educação da Rússia a começar a usar a vacina russa contra a PSA até 2024. “Esperamos um avanço da ciência. Sem uma vacina eficaz, é impossível lidar com a PSA e proteger o país dos riscos de contaminação de seus territórios e do declínio da produção”, disse na época.

Abramchenko também instruiu o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária – Rosselhoznadzor – e o Ministério da Agricultura russo “para criar um sistema para responder aos riscos de propagação da PSA em todos os níveis e desenvolver medidas para controle veterinário permanente”.

Uvaidov acrescentou que “Os cientistas estão trabalhando em uma vacina contra a PSA há décadas. É verdade que até agora nenhum país criou uma solução eficaz e segura que possa prevenir a doença.”

Confira o vídeo aqui.

Fonte: ACCS


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs