Notícias

RS na vanguarda mundial em informações sobre sanidade animal

24/02/21

O Rio Grande do Sul é o estado que tem maior número de informações sobre movimentação animal entre vários países. A afirmação foi do presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Rogério Kerber, durante apresentação virtual aos associados do Sindilat-RS nesta terça-feira (23). Kerber referiu-se ao trabalho desenvolvido através de convênio entre o fundo, a Secretaria e o Ministério da Agricultura com a Universidade da Carolina do Norte, que permite ao Serviço Veterinário Oficial identificar propriedades-chave no trânsito de animais, permitindo ações preventivas de orientação e fiscalização.

Outro ponto em que o Rio Grande do Sul tem destaque é na pesquisa sobre análise de risco. No estado, a atividade começou ainda em 2016 e foi um dos pontos avaliados positivamente pelo Mapa para o avanço de status sanitário do estado. Esse tipo de informação é fundamental para o desenvolvimento de sistemas de vigilância agropecuária e rápida resposta para evitar o espalhamento de doenças. Outros estados brasileiros estão começando a apostar neste tipo de iniciativa.

O objetivo do Sindilat-RS, ao convidar o presidente do Fundo para a apresentação, foi esclarecer aos associados quais são as atividades do Fundesa na prevenção e apoio às políticas públicas e privadas de defesa sanitária animal. O presidente do Sindilat, Guilherme Portella, destacou aos participantes que o fundo gaúcho é referência para o país, pelas diversas soluções já implementadas e que vêm resultando em avanços constantes no rebanho gaúcho.

Kerber agradeceu a oportunidade de apresentar as informações e números sobre o trabalho realizado pelo Fundesa junto ao setor de pecuária leiteira. Ele reiterou que o setor privado é um elo importante do sistema de defesa sanitária animal e que a participação de todos é fundamental.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs