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No Dia Mundial do Ovo, setor celebra perspectiva de novo recorde de consumo

Consumo per capita da proteína deve alcançar novas marcas históricas em 2021 e 2022

08/10/21

São Paulo, 8 de outubro de 2021 – Hoje é o Dia Mundial do Ovo, data celebrada por produtores e consumidores de uma das proteínas mais populares do planeta. No Brasil, o ovo deixou de ser vilão e se tornou herói das dietas, caindo nas graças de consumidores dos mais variados perfis. E o consumo aumentou exponencialmente: de 148 unidades per capita anuais em 2010, para 251 unidades em 2020 – recorde de consumo da proteína no Brasil.

E as projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam para novas marcas históricas já em 2021. Conforme a entidade que representa a avicultura e a suinocultura do País, o consumo projetado para o ano deve alcançar 255 unidades, com produção anual superior a 54,5 bilhões de unidades – equivalente a 1.728 ovos por segundo.

Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA e do Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), as fortes campanhas de informação e a versatilidade do ovo mudaram o quadro de consumo da proteína, que foi especialmente impulsionado nos últimos anos graças à condição vantajosa de acesso em relação à outras fontes de energia.

“Os últimos dois anos foram marcantes para os produtores de ovos, que viram o Brasil superar a média global de consumo de ovos, que é de 230 unidades anuais. É o rompimento de um paradigma do produto, que sempre foi popular, mas que agora é, de fato, amplamente consumido no País”, avalia.

É neste contexto que as perspectivas de consumo de ovos deverão avançar para novos índices recordes. A ABPA projeta que, no próximo ano, a média de consumo da proteína chegue às 262 unidades anuais.

“Temos enfrentado fortes altas de custos de produção e o cenário produtivo não é favorável do ponto de vista competitivo. Mas o custo elevado de outras proteínas coloca o ovo em uma situação vantajosa, reforçado pela posição que a proteína assumiu na percepção do consumidor em relação à saudabilidade do produto. O ovo não é só um produto versátil, popular e gourmet ao mesmo tempo. Ele agora assumiu, definitivamente, uma posição estratégica para a segurança alimentar do país”, avalia Santin.

Sobre a ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Pork e Brazilian Duck. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Fonte: ABPA

(Foto: Divulgação/ABPA)


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