Notícias
Nivelar informações para avançar
18/11/19
Parlamentares federais e estaduais, ligados à agropecuária estiveram reunidos na manhã de hoje com entidades do setor produtivo gaúcho. O encontro foi organizado pelo coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Avanço de Status Sanitário Animal do RS, deputado Ernani Polo. O objetivo, segundo ele, foi nivelar informações e explicar o andamento das medidas que o Rio Grande do Sul vem tomando ao longo de quase 20 anos, desde o último foco de febre aftosa registrado em solo gaúcho. “O que vem sendo feito é um trabalho de Estado e não de governos”, afirmou.
O Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, informou que nos últimos dias o Mapa enviou mais algumas demandas a serem respondidas depois da auditoria realizada em setembro. “Os assuntos, relacionados a pessoal e estrutura já estão sendo discutidos, como a contratação de 150 funcionários administrativos terceirizados e a locação de frota de veículos”, informou.
O superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, apresentou um resgate do que a aftosa representa no mundo a evolução da situação da enfermidade no país. Sobre o status sanitário gaúcho, Todeschini foi enfático: “Não vejo outra solução senão avançar”. A chefe da Divisão de Saúde Animal da SeapDR, Rosane Collares, apontou todos os progressos obtidos ao longo dos últimos anos, e que desde o ano passado a secretaria vem trabalhando com inteligência para detectar quais são principais rotas de animais e atuar com prevenção especificamente nos locais mais propensos.
O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, afirmou que o Fundo está presente no sentido de apoiar todos os passos necessários para o avanço. “Risco zero não existe, mas trabalhamos para dar segurança e garantir que todos se sintam responsáveis pela sanidade do rebanho”, concluiu.
Foto: Vinicius Reis/Assembleia Legislativa do RS
Veja mais fotos no álbum do flickr: https://flic.kr/s/aHsmJtTbDs
Voltar para notícias