Notícias

Material gráfico contribui para conscientização do produtor

19/10/18

A Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação e o Fundesa lançaram nesta sexta-feira (19) os novos materiais gráficos que vão contribuir para levar informações aos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Além disso, foi anunciado um novo canal de comunicação com o Serviço Veterinário Oficial. Trata-se de um número de WhatsApp (51 98445-2033), pelo qual os produtores poderão fazer comunicados de anormalidades nos rebanhos. “O silêncio dos produtores é preocupante, pois não sabemos se o produtor não percebe nada compatível com as doenças ou desconhece quais são os sintomas”, afirma a coordenadora do Programa de Combate à Aftosa no RS, Grazziane Rigon. Por isso, os materiais gráficos explicam quais os sinais clínicos e como identificá-los e recomenda sempre a comunicação à Inspetoria Veterinária.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, explicou durante o lançamento, que “problemas sanitários podem ocorrer em qualquer país. O que faz diferença é a agilidade e a velocidade no combate e erradicação de eventuais focos. É para isso que nos preparamos e por isso a importância de notificar suspeitas. A responsabilidade é de todos”, frisou. A representante da Superintendência Federal da Agricultura no RS, Alícia Farinatti, afirmou que “este material é um avanço, que vai ajudar a todos os programas de saúde animal no estado”.

Ao todo são quase 450 mil peças que serão distribuídas diretamente aos produtores, com explicações sobre seu uso. São cartazes que serão afixados nas Inspetorias Veterinárias, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais e folders de sete programas (Aftosa, Sanidade Suína, Sanidade Avícola, Tuberculose, Brucelose, Raiva e Carrapato. Além disso, foram produzidos separadores para bloco de notas fiscais e imãs de geladeira, sendo estes materiais com os quais o produtor tem contato regularmente.

A produção do material atende a necessidade de melhorar a comunicação com o produtor, com o objetivo de avançar o status sanitário do estado em relação a doenças como a febre aftosa. Para conhecer as peças, basta acessar o link: goo.gl/jZ2ESE.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Sicadergs
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs
    • Sindicarnes