Notícias
IPVDF obtém extensão de escopo para PRRS e PSA
18/04/22
O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor obteve essa semana a aprovação da extensão de escopo do laboratório de diagnósticos para a PRRS (síndrome respiratória e reprodutiva suína) e Peste Suína Africana.
Com isso, o IPVDF passa a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Ministério da Agricultura, atividade que antes era realizada apenas por laboratórios federais. O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS aportou recursos para o pagamento de taxas, equipamentos, kits e treinamentos, tornando possível a extensão de escopo.
Também está sendo realizada com recursos do Fundesa, a calibração de todos os equipamentos dos laboratórios. Como é uma instituição credenciada, precisa passar, anualmente, pela avaliação e calibração dos equipamentos. Antes da extensão de escopo já eram realizadas no laboratório análises de brucelose, peste suína clássica, doença e Aujezsky e sarna.
Para ser considerado um laboratório oficial, a instituição precisa oferecer garantias de cinco itens: competência, imparciarcialidade, sigilo, rastreabilidade e garantia da qualidade.
Voltar para notícias