Notícias

Iniciativa do RS é tema de programa no Canal Agromais

26/04/21

*Texto de Thais D'Avila

O trabalho realizado pelo pesquisador Gustavo Machado, da Universidade da Carolina do Norte (NCSU), através de convênio entre a instituição, o Fundesa-RS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, foi tema do programa Boi Forte, do Canal de TV Agromais. Em pauta, a análise de mais de 1,5 milhão de movimentações de animais realizada, o que contribui com o estabelecimento de prioridades na vigilância agropecuária e prevenção contra a febre aftosa e outras enfermidades.

O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, e o professor Gustavo Machado da NCSU, foram os entrevistados pelo jornalista Marcelo Dias em programa veiculado no dia 21 de abril. Para assistir o programa, basta clicar no link: youtube.com/watch?v=AcNAtOTYHHg

O professor Gustavo Machado destacou, em sua fala, que “o Rio Grande do Sul está muito mais preparado para responder a uma epidemia do que qualquer estado aqui nos Estados Unidos”, sobre o uso de dados de movimentação para a prevenção de doenças. “O que é feito aí, fornece para o meu laboratório uma possibilidade enorme de usar aqui nos Estados Unidos como exemplo o que já foi implementado há muitos anos no Rio Grande do Sul”, afirmou.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, disse que já apresentou esse trabalho realizado em uma reunião com a coordenação do Ministério da Agricultura para que a parceira não fique somente na relação com a Universidade. “Com base no conhecimento e nas informações que a NCSU estão colocando à disposição, existe a capacitação dos técnicos da Secretaria, possibilitando um avanço de forma geral”.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs