Notícias

GTA online só pode ser solicitada na inspetoria de origem

23/04/21

*Texto de Thais D'Avila

 

Uma ordem de serviço expedida essa semana pelo Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural está padronizando a emissão online de Guias de Trânsito. “Começamos a perceber a emissão de GTAs de localidades diferentes da sede da propriedade rural e decidimos estabelecer regras para manter a segurança no processo”, pontua a diretora do Departamento, Rosane Collares, que assinou a ordem de serviço.

As distorções foram percebidas após a flexibilização de alguns serviços das Inspetorias de Defesa Agropecuária, que permitiu a continuidade dos trabalhos ao longo da pandemia. “Para permitir o acesso do produtor aos documentos, a SeapDR criou o sistema de pedido de GTA por e-mail ou Whatsapp da inspetoria”, afirma Francisco Lopes, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria.
Atualmente, o produtor pode continuar solicitando o documento através de mensagem ou indo direto à inspetoria. “Se o produtor mora em uma cidade e tem campo em outra, pode pedir pessoalmente em qualquer IDA. Entretanto, se for pedir online, deve solicitar na inspetoria do município em que o animal vai sair”, explica Lopes.

Para saber o e-mail e o telefone de contato de cada inspetoria basta acessar https://www.agricultura.rs.gov.br/enderecos-de-regionais-e-ida-s . O número de telefone fixo da IDA também é o contato de Whatsapp. O horário de funcionamento das inspetorias é das 8h ao meio dia e das 13h30 até 17h30, de segunda a sexta-feira.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs