Notícias

Fundesa-RS recebe certificado de prêmio nacional

05/11/21

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (5) em Porto Alegre, a entrega do Certificado de segundo lugar na categoria Iniciativa Privada, do Prêmio Pecuária Saudável, ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS. O Fundesa-RS foi agraciado com o trabalho “Cartilha do Produtor”, projeto realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS e apoio técnico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

O prêmio é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e teve como objetivo reconhecer, premiar e disseminar boas práticas de educação e comunicação social em apoio à defesa sanitária animal.

O presidente do Fundo, Rogério Kerber, aproveitou a solenidade de entrega do certificado para pontuar que a Cartilha do Produtor integrou um projeto maior, envolvendo 55 municípios na fronteira do Rio Grande do Sul, com a Argentina e Uruguai. “Construir essa forma de comunicação com o produtor é gratificante e está entre os objetivos do Fundesa”, disse.

O representante da Fetag, Kaliton Prestes, destacou que a premiação também é um reconhecimento da importância de informar ao produtor rural seu papel nos cuidados com a sanidade animal. A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Lisandra Dornelles, apontou a importância que o Fundesa tem no cenário nacional. “É referência como um fundo privado, ágil e que funciona. É um orgulho podermos contar com o Fundesa, sempre parceiro”, afirmou.

A jornalista Thais D’Avila, assessora de comunicação do Fundesa, e responsável pela autoria da Cartilha, destacou a importância de um prêmio como o Pecuária Saudável, que reconhece a comunicação e a educação sanitária como pilares fundamentais para o avanço da sanidade animal do país.

A publicação foi a forma encontrada para conscientizar pecuaristas familiares sobre a importância da ação de cada um na proteção do rebanho, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, dentro do programa de avanço de status sanitário no Rio Grande do Sul.

Sobre a Cartilha do Produtor

Ao todo 120 mil cartilhas foram distribuídas e seu conteúdo pode ser conferido no site do Fundesa: fundesa.com.br/comunicados/interna/cartilha-do-produtor-fundesa-fetag-24

A organização da cartilha, a pesquisa e a redação dos textos foram realizadas pela jornalista Thais D’Avila, com o apoio técnico do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura. As imagens são do fotógrafo Fernando Kluwe Dias.

Fotos: divulgação CRMV-RS


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs