Notícias

Fundesa presente em evento sobre pecuária familiar

29/06/22

*Texto de Thais D'Avila

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Animal do RS, Rogério Kerber, palestrou na tarde desta terça no Encontro da Comissão Estadual da Pecuária Familiar, promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS. O objetivo do encontro foi discutir o momento o segmento da pecuária familiar no Estado e futuras ações que venham a estimular o setor.

Na apresentação, Kerber fez um retrospecto sobre a criação do fundo e as atividades desenvolvidas ao longo dos anos. “O Fundesa-RS veio para promover a interlocução entre o setor produtivo e o serviço veterinário oficial, trazendo agilidade e transparência no uso dos recursos arrecadados através das contribuições de produtores e indústrias”, destacou. O presidente também pontuou sobre a importância da responsabilidade compartilhada e a participação do pecuarista, independentemente de seu porte, na vigilância agropecuária, com a observação do rebanho e a notificação às autoridades sobre qualquer suspeita de enfermidade. Kerber também relatou aos presentes o trabalho desenvolvido pelo programa Sentinela, que atua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina e tem promovido avanços no controle de movimentação animal na região.

Outro tema abordado foi a parceria entre Fundesa-RS, Fetag-RS e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que resultou na aquisição de equipamentos e capacitação de funcionários de 55 sindicatos de trabalhadores rurais da região de fronteira para a emissão de Guias de Trânsito Animal. Também foi produzida uma cartilha de orientações sobre sanidade e os principais programas de Seapdr. A publicação ficou em segundo lugar no Prêmio Pecuária Saudável, promovido pela CNA, Ministério da Agricultura e Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Foto: Divulgação Fetag-RS


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag