Notícias

CP: Laboratório gaúcho obtém aval para diagnosticar PSA

05/05/22

O Rio Grande do Sul recebeu aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar diagnósticos de Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS) e de Peste Suína Africana (PSA). Após autorização do Ministério da Agricultura (Mapa), as análises ocorrerão no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), em Eldorado do Sul. O laboratório é o segundo a ser habilitado no Brasil a emitir laudos oficiais sobre as doenças. Até então, os documentos estavam a cargo somente do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), localizado em Belo Horizonte (MG).

A habilitação foi concedida com o aporte de R$ 70 mil do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa). O recurso serviu para pagamento de taxas, compra de equipamentos e realização de treinamentos. “Investimos, neste primeiro momento, para garantir o consentimento legal. Sabemos que, para a manutenção da acreditação, ainda surgirão demandas”, declara o presidente da Fundesa, Rogério Kerber. A condição para obtenção da outorga, entre outros, foi a garantia de competência, imparcialidade, sigilo, rastreabilidade e qualidade nas análises realizadas no CEPVDF.

Para o chefe do laboratório, Vilar Gewehr, entre as vantagens da conquista estão a confidencialidade no processamento das amostras, a agilidade nos resultados, a redução de perdas do produtor e os ganhos de mercado. “Ter um local credenciado para este fim demonstra responsabilidade sanitária do Estado com a suinocultura”, diz.


Voltar para notícias

    Entidades constituintes

    • Sips
    • Asgav
    • Sipargs
    • Sindilat
    • Farsul
    • Fetag
    • Acsurs