Notícias
Controle de aftosa sem vacinação: Segunda turma em capacitação
10/03/20
Está em capacitação a segunda turma de técnicos da Secretaria da Agricultura no Treinamento de Epidemiologia e Controle de Febre Aftosa, realizado nesta terça e quarta em Porto Alegre. O curso é uma realização do Laboratório de Epidemiologia Veterinária (Epilab) da UFRGS e Secretaria da Agricultura do RS através do Acordo de Cooperação Técnica com o Fundesa. No evento, os médicos veterinários discutem novos objetivos para o controle da febre aftosa sem vacinação.
O professor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS, Luís Gustavo Corbellini explica que é preciso considerar uma mudança de rotina com a retirada da vacina e isso exige uma nova forma de pensar. Um dos exercícios do treinamento é justamente pensar ações para serem tomadas tanto diretamente no Serviço Veterinário Oficial quanto junto aos produtores.
A terceira etapa do treinamento de técnicos está prevista para maio. Representantes de todas as regionais estão participando da capacitação. Ao final da última turma, Corbellini irá apresentar à Seapdr e ao Fundesa um compilado das principais sugestões que surgiram nas turmas. "Muitas estratégias interessantes estão surgindo dos debates. É possivel integrar algumas destas sugestões à política de controle da Febre Aftosa no estado", afirma.
Voltar para notícias