Notícias
Atualização em Chapecó
24/08/18
Profissionais do Serviço Veterinário Oficial Estadual, que fazem parte da Equipe Técnica de Sanidade Suína do Estado do Rio Grande do Sul, participaram nesta semana do 11° Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, em Chapecó-SC. O evento, realizado de 21 a 23, tem programação técnica específica sobre produção, reprodução e sanidade suína.
Conforme a coordenadora do Programa de Sanidade Suídea no RS, Juliane Webster Galvani, trata-se "de um fórum importante para trocas de experiências e para a busca de melhor capacitação técnica do serviço veterinário oficial, mantendo a qualidade sanitária dos plantéis suínos no RS". O resultado, segundo ela, é a inserção do serviço veterinário oficial do Rio Grande do Sul nas mais recentes discussões sobre produção, reprodução e, principalmente, sanidade suína.
Entre os temas abordados na 11° edição do Simpósio estão o bem-estar animal nas agroindústrias, as estratégias de biosseguridade para a redução do emprego de antimicrobianos na produção de suínos, os riscos sanitários atuais em relação à síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS). O aprendizado a partir da experiência norte americana no que se refere à diarréia epidêmica dos suínos (PED) também foi abordado.
Juliane, que participou do evento junto com outros seis médicos veterinários da Seapi, destaca que o evento contribui com a formação continuada dos profissionais, "oferecendo palestras e debates que os auxiliem desde a gestão até a tomada de decisão". O conhecimento obtido será investido no planejamento e nas ações de Defesa Sanitária Animal, contribuindo diretamente com a suinocultura no Estado do Rio Grande do Sul.
O Fundesa contribuiu com o custeio da participação dos profissionais.
Voltar para notícias